Pároco atual
Nota biográfica do Reverendíssimo Padre Miguel de Abreu
O Pe. Miguel de Abreu nasceu na freguesia de Vilar Seco, concelho de Nelas no dia 17 de Agosto de 1953, filho de Adriano de Abreu e de Adélia dos Prazeres, o mais novo de sete irmãos.
Após a escola primária, frequentou os seminários diocesanos de Fornos de Algodres e de Viseu. Foi ordenado sacerdote no dia 6 de Novembro de 1977 na sua terra natal, tendo sido destinado para a formação dos Seminaristas, em Fornos de Algodres, como prefeito e professor de várias disciplinas, durante 8 anos.
Serviço Paroquial
- Em Janeiro de 1985 assumiu a paroquialidade de Mamouros, Ribolhos e Pepim, no concelho de Castro Daire, até Setembro de 1995. Durante esse período assumiu, por algum tempo também a Paróquia de Alva e colaborou na paroquialidade de Mões, onde foi Arcipreste.
- De Setembro de 1995 a Setembro de 2015, foi Pároco de Campo de Madalena. Enquanto Pároco dessa Comunidade, durante alguns anos, foi Arcipreste do Rural 1 de Viseu. Nesta Comunidade Paroquial fundou e foi Presidente do Centro Social Paroquial do Campo, foi fundador e diretor do Jornal” Terras de Santa Maria Madalena”. Fundou e foi Assistente do Agrupamento 1184 do Campo e fundou ainda o Grupo de Teatro ”Ondas do Campo”. Instituiu o Fundo Paroquial.
- De Outubro de 2015 a Julho de 2016 colaborou na Zona Pastoral de Fornos de Algodres.
- De Setembro de 2016 a Setembro de 2017 foi Pároco e Moderador da Equipe Sacerdotal nas Paróquias de Quintela de Azurara, Cunha Alta, Freixiosa, Abrunhosa a Velha, Várzea de Tavares, Travanca de Tavares, São João da Fresta e Chãs de Tavares, no concelho de Mangualde.
- De Setembro de 2017 a Outubro de 2019, foi Pároco de Fragosela.
- Em 23 de Dezembro de 2018 assumiu a Paróquia de Nossa Senhora do Viso.
Outros serviços na Diocese de Viseu
- Nos primeiros anos de sacerdócio, colaborou com o Instituto das Cooperadoras da Família na animação espiritual das jovens.
- Colaborou, durante vários anos, no Movimento dos Cursilhos de Cristandade e com o Instituto Secular Caritas Christi na animação espiritual
- Integrou durante alguns mandatos o Conselho Pastoral Diocesano e o Conselho Presbiteral de que ainda faz parte.
- Foi Conselheiro Espiritual de três Equipas de Nossa Senhora e Conselheiro Espiritual da Região de Viseu e da região do Centro Litoral das Equipas de Nossa Senhora.
- Enquanto membro do Conselho Pastoral Diocesano integrou o chamado MAO da Diocese (Movimentos, Associações e Obras).
- Foi professor de Educação Moral e Religiosa Católica nas Escolas de Azeredo Perdigão em Abraveses e na Escola Básica e Integrada do Piaget em Vila Nova do Campo.
- Foi Capelão do Estabelecimento Prisional de Viseu.
- Fez parte do Secretariado Diocesano do Clero e pertenceu ao Colégio dos Consultores.
- Foi Presidente e Tesoureiro, em mandatos diferentes, da Fraternidade Sacerdotal da Diocese de Viseu e atualmente é Presidente da Assembleia Geral da mesma Fraternidade. Faz parte do Cabido da Sé de Viseu.
- Durante cinco anos foi Vigário Episcopal da Família e da Pastoral Social, assumindo nessa condição a presidência do Secretariado da Pastoral Social e integrou o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de que era Assistente.
- Desde 2016 é Assistente da Caritas Diocesana.
- De 2002 até ao presente é o Presidente da Direção do Centro Socio Pastoral da Diocese de Viseu, onde reside atualmente.
O Pe. Miguel Abreu desde há muito que está ligado à espiritualidade do Movimento dos Focolares.