Diácono – Sérgio Amorim

Sérgio Henrique Meleiro Amorim nasceu a 02 de junho de 1975 em Massarelos, freguesia da cidade do Porto, onde foi batizado a 20 de julho de 1975 e onde viveu 34 anos, até se mudar com a família para Viseu onde reside atualmente.

Frequentou o curso de Filosofia entre 1998 e 2002 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto onde conheceu a esposa Catarina com a qual está casado há 21 anos, tendo dois filhos, Tiago e Inês, de 20 e 15 anos respetivamente.

Começando como acólito na Paróquia de Ramalde, Diocese do Porto, cedo sentiu a chamada de Deus para o serviço aos irmãos, tendo pertencido a vários grupos paroquiais de ação social, como o Grupo de Jovens Vicentinos, que lançou vários projetos de intervenção e ação social nos bairros sociais da freguesia de Ramalde e diversos projetos pontuais de intervenção urgente em famílias carenciadas, em colaboração com a Junta de Freguesia de Ramalde.

Desempenhou na sua paróquia de origem as funções de acólito, catequista, jovem vicentino e dinamizador do Grupo de Jovens que por várias vezes organizou peregrinações a Fátima em bicicleta.

Após a sua mudança para Viseu, procurou naturalmente a sua paróquia e assim encontrou o ainda Vicariato de Nossa Senhora do Viso, com o Padre Nuno Almeida (hoje D. Nuno Almeida) e o Padre Armando Domingues (hoje
D. Armando Domingues). Iniciou a sua atividade paroquial durante o Sínodo Diocesano de Viseu entre 2010 e 2015, tendo efetuado o Curso de Ministros Extraordinários da Comunhão em 2014 e desempenhado diversas tarefas paroquiais e pastorais, em áreas tão diversas como a organização informática paroquial, a inovação das transmissões online das Eucaristias Dominicais desde 2013, catequista, ministro extraordinário da Comunhão na Eucaristia e principalmente na visita aos doentes entre muitas outras atividades.

Servir, palavra sempre presente nas ideias e nas ações, levou-o naturalmente a olhar para o Diaconado Permanente como uma forma de servir das mais variadas  formas o Povo de Deus, em tantas atividades pastorais que podem tocar no coração dos que sofrem e precisam do amor dos irmãos.

Completada a Escola da Fé entre 2016 e 2019, deu-se início a um ano propedêutico para a caminhada diaconal que contemplou algumas etapas importantes de formação e outras necessárias à caminhada, como a Admissão às Ordens Sacras em 08/12/2019, a Instituição do Leitorado em 26/01/2020 e a Instituição do Acolitado em 19/09/2020, sendo que foi ordenado Diácono em 13/06/2021 na Sé de Viseu.