A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Vigília Pascal – 21h00

16 Abril, 2022 às 22:00 - 17 Abril, 2022 às 0:30

Vigília pascal na Noite Santa

Segundo uma antiquíssima tradição, esta é uma noite de vigília em nome do Senhor (Ex 12, 42), noite que os fiéis celebram, segundo a recomendação do Evangelho (Lc 12, 35 ss.), de lâmpadas acesas na mão, à semelhança dos ser­vos que esperam o Senhor, para que, quando Ele vier, os encontre vigilantes e os faça sentar à sua mesa.
A Vigília desta noite, que é a suprema e mais nobre de todas as solenidades, deve ser uma só em cada igreja. Ordena-se deste modo: depois de um breve lucernário e do precónio pascal (primeira parte desta Vigília), a santa Igreja medita nas maravilhas que o Senhor, desde o princípio dos tempos, realizou em favor do seu povo confiante na sua pala­vra e na sua promessa (segunda parte: liturgia da palavra), até ao momento em que, ao despontar o dia, juntamente com os novos membros re­nascidos pelo Batismo (terceira parte), é convidada para a mesa que o Senhor preparou para o seu povo, como memorial da sua morte e ressurreição (quarta parte).
Toda a celebração da Vigília Pascal deve realizar-se de noite, isto é, não se pode iniciar antes do anoitecer do Sábado e deve terminar antes do amanhecer do Domingo.
A Missa da Vigília Pascal, ainda que termine antes da meia noite, é a Missa pascal do Domingo da Ressurreição!

16 Abril, 2022 às 22:00
Fim: