Párocos anteriores

 
Dom Armando Esteves Domingues
Armando Esteves Domingues, nasceu a 10 de Março de 1957, na paróquia e freguesia de Oleiros, no distrito de Castelo Branco. Filho de Manuel Domingues e de Maria Rosa Esteves, é o oitavo de onze irmãos e, nesta família numerosa, há já 17 sobrinhos e 18 sobrinhos netos.
Após o exame da 4ª Classe na Vila de Oleiros, ruma a Viseu e ingressa no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres, em Outubro de 1967. Concluiu, em Junho de 1980, o Curso de Teologia dos Seminários no Seminário Maior de Viseu.
A partir de Julho de 1980 até Outubro de 1981, faz um ano de estágio pastoral em Roma e, especificamente, frequentou estudos sobre pastoral juvenil, espiritualidade e pastoral familiar com incidência na preparação de noivos para o matrimónio. Realizou também trabalhos como tradutor de Italiano/português em Congressos internacionais.
Ao regressar à Diocese, é ordenado Diácono a 25 de Novembro de 1981 e Presbítero a 03 de janeiro de 1982, na Sé catedral de Viseu.
No dia 15 de Janeiro de 1982, é chamado a dar apoio pastoral às paróquias de Fragosela e Santos Evos. Posteriormente, a 24 de Maio de 1982, é nomeado pároco de S. Martinho das Moitas, Gafanhão e Covas do Rio e, em Outubro de 1983, assume também a paroquialidade de Reriz, nos concelhos de S. Pedro do Sul e Castro Daire.
A 02 de Setembro de 1984, frequenta o Curso de Capelães Militares e, no final, fica como Capelão Militar na Força Aérea Portuguesa, colocado no Estado Maior da Força Aérea e capelão da Base de Tropas Paraquedistas de Monsanto, Comando da Força Aérea, comando das Tropas Paraquedistas, DGAFA e Aeroporto de Trânsito nº1. Em Março de 1984, é nomeado Capelão da Base de Alfragide e adjunto do Capelão Chefe da Força Aérea. Ainda como militar, entre Dezembro de 1984 e Janeiro de 1987 é Assistente da 4ª Secção do Escutismo na Região de Lisboa e Adjunto do Assistente Regional, colaborando também com os Cursilhos de Cristandade.
Em Fevereiro de 1987, regressando à Diocese, é nomeado Professor de Religião e Moral da Escola Secundária Emídio Navarro, Assistente do Agrupamento 102 do CNE, Assistente do Movimento de Educadores Católicos e Assistente Regional do CNE até 1996.
A partir de Outubro 1987 é eleito para Membro do Conselho Presbiteral até ao presente, onde foi, em 2 mandatos, Coordenador do seu Secretariado Permanente. É membro do Conselho Pastoral Diocesano e do Colégio de Consultores.
É Assistente do Movimento Equipas de Casais de Nossa senhora, sendo Conselheiro Espiritual de 2 Equipas.
A 17 de Setembro de 1989 é Pároco “in solidum” de Torredeita, Boaldeia e Farminhão do Arciprestado Viseu 1 e com responsabilidades pastorais em Caparrosa e Queirã, do conselho de Tondela e Vouzela. Foi Arcipreste do Arciprestado Viseu 1. Naquelas paróquias, desenvolveu funções e animou Projetos na área do Ensino e Social: com o Projeto Vida, IPJ, IEFP, Segurança Social, Centro de Alcoologia de Coimbra, Pró Habit para reconstrução de casas degradadas. Após alguns anos deste trabalho, constituíram-se duas novas IPSS canónicas e construíram-se as respetivas instalações em Torredeita e Boaldeia.
Entre 1989 e 2014 é professor de Ética e Desenvolvimento Pessoal na Escola Profissional de Torredeita, sendo ainda membro do Conselho de Amigos da Fundação Joaquim dos Santos. De 1989 a 2016 foi Diretor do Jornal “Voz de Torredeita e Boaldeia.
Em Novembro de 2004 é nomeado Ecónomo Diocesano até Julho de 2015.
Em Setembro de 2006, é Pároco “in solidum” da Paróquia de S. Salvador e do Vicariato de Nossa Senhora do Viso, onde se veio a construir o Centro Pastoral de Nossa Senhora do Viso, com um novo templo e demais estruturas pastorais, construído com grande envolvimento de toda a comunidade e inaugurado a 06 de Novembro de 2011. A 8 de Setembro de 2012 é nomeado pároco desta “já” paróquia. Acolheu seminaristas do Seminário Maior de Viseu em percurso pastoral formativo, recebeu e orientou o Ano de Estágio Pastoral de quatro atuais Presbíteros. Em 2016/17 foi professor dos alunos do Seminário Maior de Viseu no último ano de formação.
Desde 20 de Julho de 2015 até 16 de dezembro de 2018 foi Vigário Geral da Diocese de Viseu.
 Foi nomeado Bispo Auxiliar da Diocese do Porto em outubro de 2018 e ordenado a 16 de dezembro desse ano na Sé Catedral de Viseu.
 
Dom Nuno Manuel dos Santos Almeida
Nuno Manuel dos Santos Almeida nasceu a 01 de Agosto de 1962, em Sátão, diocese de Viseu. Em 1972, ingressou no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres. Foi ordenado sacerdote a 19 de Outubro de 1986.
De 1986 a 1989, foi pároco em Arões, concelho de Vale de Cambra.
De 1989 a 1994, exerceu a missão de secretário do Bispo de Viseu, D. António Monteiro, trabalhando também noutros serviços diocesanos. Foi pároco de Sezures, Esmolfe e Trancoselos, no concelho de Penalva do Castelo, de 1994 a 2004, ano em que começou a sua caminhada como chefe de gabinete do Bispo de Viseu, D. António Marto. Desde Outubro de 2013 que é pároco “in solidum” das 11 paróquias do arciprestado de Fornos de Algodres.
Concluiu o doutoramento em teologia dogmática com a tese: “Busca de Sentido da Vida e Reconciliação Cristã. Leitura teológica do pensamento de Viktor Frankl”, pela Universidade Salesiana de Roma. 
Nomeado Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, foi ordenado a 31 de Janeiro de 2016, na Sé Catedral de Viseu.
 
Padre Sílvio Greggio
O Padre Silvio Greggio nasceu em 1938 em Pra’, Itália, e foi ordenado sacerdote em 30 de março de 1963 pelo cardeal Montini, que foi eleito Papa Paulo VI três meses depois. Viveu em Moçambique até aos anos 80 e regressou a Roma para treinar os novos missionários até 1996. Posteriormente veio para Portugal e, em 1998, por acordo entre D. António Monteiro, na altura Bispo de Viseu, e o então provincial dos Missionários Combonianos, Padre Joaquim P. da Fonseca, foi nomeado pároco do Vicariato do Viso que foi confiado aos Missionários Combonianos, onde ficou até 2009.
Em 2013, o Padre Silvio Greggio comemorou o seu 50º aniversário de sacerdócio, com uma Eucaristia celebrada por Dom Francesco, o antigo pároco Don Giancarlo Gambasin e Don Lorenzo Trevisan, arcipreste de Merlara.