• Princípios

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português é uma associação de juventude, destinada à educação integral dos jovens de ambos os sexos, baseada no voluntariado; é um movimento de carácter não político, aberto a todos, em conformidade com as finalidades, princípios e método tal como concebidos pelo Fundador, Baden-Powell.

O CNE é um movimento da Igreja Católica, cuja fé e doutrina assume, proclama e defende, a ela vinculado nos termos da Carta Católica do Escutismo e seu Anexo.

•  Missão e Finalidade

A Missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

O CNE, integrado no Movimento Escutista, tem por finalidade a educação integral dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento do seu carácter e ajudando-os a realizarem-se plenamente no que respeita às suas possibilidades físicas, intelectuais, sociais, afectivas e espirituais, como pessoas, cristãos e cidadãos responsáveis e membros das comunidades onde se inserem.

•  Constituição

Um Agrupamento do CNE divide-se em quatro Secções, por faixas etárias:

– A Alcateia: constituída por Lobitos (dos 6 aos 10 anos);

– A Expedição: constituída por Exploradores (dos 10 aos 14 anos);

– A Comunidade: constituída por Pioneiros (dos 14 aos 18 anos);

– O Clã: constituído por Caminheiros (dos 18 aos 22 anos).

• O Agrupamento 1351

O Agrupamento 1351 – Viso teve a sua primeira atividade no dia 1 de março de 2009. As primeiras promessas de lobitos e exploradores realizaram-se no dia 28 de junho de 2009, na igreja do Seminário das Missões.

O Agrupamento 1351 foi criado pela Ordem de Serviço Nacional N.º 570, de 27 de fevereiro de 2009, com efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2009, tendo como patrono N. S.ra do Viso. Dele fazem parte a Alcateia S.ta Clara de Assis; a Expedição S. Daniel Comboni, a Comunidade S. João Paulo II e o Clã S. João de Deus.

Atualmente, o 1351 tem cerca de 140 elementos, incluindo 22 Dirigentes.

•  Estrutura funcional

Chefe de Agrupamento: Manuel Pinto

Assistente de Agrupamento: Pe Miguel Abreu

Chefe de Agrupamento Adjunta: Teresa Vasconcelos

Tesoureira de Agrupamento: Alina Sardinha

Secretária de Agrupamento: Sónia Simões

Chefe de Unidade da I: Susana Pinto

Chefe de Unidade da II: Teresa Vasconcelos

Chefe de Unidade da III: Pedro Vasconcelos

Chefe de Unidade da IV: Bruno Soares

Alcateia: bandos Branco, Cinzento, Preto, Castanho e Ruivo;

Expedição: patrulhas Águia, Cavalo, Falcão, Panda e Pantera;

Comunidade: equipas Aristides Sousa Mendes, Martin Luther King, Neil Armstrong e Viriato;

Clã: tribos Mahatma Gandhi e Papa Francisco;

•  Sede/contactos

Endereço da sede e correspondência:

Agrupamento 1351 do CNE

Paróquia Nossa Senhora do Viso

Rua Nossa Senhora do Viso, 29/31

3500-390 Viseu

Telefone: 964209868 (chefe de Agrupamento)

Email: geral.1351@escutismo.pt

Site: https://1351.escutismo.pt

• Horários habituais das actividades

Domingos, das 9h30 até ao final da missa paroquial (12h30). No terceiro fim de semana do mês, as atividades decorrem no sábado à tarde, das 15h00 às 19h30 (com participação na missa vespertina)