Festa do Advento 2018

Preparar a Festa do “Encontro”

Cada domingo, os mais novos receberão, na Missa, “GOTAS DE ORVALHO” que irão colocando na árvore de Natal, em casa, ou noutro sítio que entendam, como seja o cantinho da oração. No domingo seguinte, ao levarem as novas gotas, deveriam “parar um momento” diante da árvore ou do canto de oraçãoo, onde estão as gotas do domingo anterior, e, em família, perguntarem-se: “COMO VIVEMOS ESTA SEMANA?”. Será momento de “paragem” para escutar o que Deus diz a cada um, preparando, assim, o terreno para a semana seguinte.

O ritmo é, mais uma vez, o seguinte: construção na Igreja, diálogo na catequese semanal e atividade, em família!

É fácil de perceber a necessidade de não deixar passar a quadra de Natal sem participar nas Celebrações, na Igreja. A Festa que agora começamos a preparar não o será se não celebrarmos na Liturgia, isto é, na missa ao domingo, as etapas e acontecimentos que nos fazem “reviver” a vinda de Jesus ao mundo! Se não puderem vir todos os dias da quadra natalícia, escolham quais e participem. Bom Natal e Bom Encontro…

1º domingo do Advento

Mensagem para o Advento

“…É urgente levar cada pessoa humana, de modo especial os cristãos a viver em caminhada sinodal, assumindo e testemunhando os valores do Reino: a justiça, a paz, o amor, a solidariedade, a fraternidade evangélica, a liberdade responsável, o diálogo aberto, a proximidade em compaixão, a escuta atenta do outro, a partilha dos bens e da própria vida. Que o Senhor desça sobre nós como as gotas do orvalho. Que Ele desça do céu para renovar a vida pessoal de cada um de nós e a missão da própria Igreja. Diremos uma vez mais: Vinde Senhor Jesus, nós esperamos a vossa vinda libertadora”

D. António Luciano

2º domingo do Advento

Oração ao acender a 2.ª vela da coroa do Advento

Senhor, Tu vens ao nosso encontro e nós acendemos esta segunda vela.
Não Te procuramos na aparência, entre as luzes intermitentes das ruas e praças. Que os olhos do nosso coração não se contentem com pequenas luzes que iluminam por breves instantes, mas são incapazes de desvendar o caminho.
Dá-nos, Senhor, a luz da sabedoria, paradistinguirmos a Tua Luz de outras luzes arti-ficiais e enganadoras.Faz-nos ver a Tua Luz, no meio da noite,para Te encontrarmos a Ti e nos encontrar-mos a todos em Ti. Que a Tua Luz, que vem ao nosso encontro,nos faça alcançar um novo horizonte deesperança, e encontrar em Ti um rumo deci-sivo para a Vida!
Ámen.

3º domingo do Advento